Assim como muitos usuários, quando comecei a usar o Obsidian , eu não tinha uma estrutura organizacional sólida em mente. Eu simplesmente juntei algumas pastas e etiquetei as notas de forma aleatória. Afinal, eu estava aprendendo os detalhes do programa; não percebia o quão crucial era a etiquetagem para manter o controle das coisas.
Quando meu arquivo cresceu para centenas de notas diferentes, já era tarde demais para consertar o estrago. Havia notas que simplesmente existiam fora de pastas, sem nenhuma lógica ou razão aparente, e notas espalhadas por todo o arquivo sem nenhuma etiqueta. Claro, eu poderia ter revisado e adicionado etiquetas individualmente, mas isso teria levado horas que poderiam ter sido melhor aproveitadas em outra coisa. Foi então que descobri um plugin que é um dos mais simples do mercado, e ainda assim um dos meus favoritos: TagMany.
O TagMany me poupou horas de trabalho.
Tags em pastas e subpastas.
O TagMany me permite selecionar uma pasta inteira e adicionar tags a todas as notas dentro dela (incluindo as que estão em subpastas). Com a adição do Obsidian Bases , busquei organizar melhor todas as minhas notas. Uso o Obsidian, entre outras coisas, para acompanhar o conteúdo que consumo — livros, animes, jogos, etc. Mas aqui está o problema: adicionei a maioria dessas entradas pelo Goodreads ou MediaDB, e não tinha os plugins configurados corretamente para adicionar tags.
Como resultado, a Base é uma enorme coleção de gêneros diferentes. Mas o TagMany me permite selecionar rapidamente dezenas de notas diferentes e adicionar tags específicas como fantasia, ficção científica, ação, etc. Com apenas alguns cliques, marquei cada entrada com “anime” e, em seguida, subdividi a pasta principal em coleções menores que depois marquei por gênero.
Posso adicionar várias tags de uma só vez.
Não há muito tédio envolvido.
Meu caso de uso inicial para o TagMany envolvia adicionar tags específicas de gênero ao conteúdo, então eu só precisava adicionar uma tag por grupo de notas por vez. No entanto, o plugin permite que os usuários adicionem várias tags de uma só vez. Tudo o que você precisa fazer é garantir que elas estejam separadas por vírgulas. E a melhor parte? O TagMany não duplica tags, então você não precisa se preocupar em adicionar acidentalmente a mesma tag novamente quando estiver trabalhando com um grande número de notas. Acredite em mim, isso acontece.
O plugin funciona exatamente onde eu quero — no explorador de arquivos.
Parece algo que veio diretamente do Obsidian.
O Obsidian tem mais plugins do que eu consigo contar — algo que sempre achei uma expressão estranha —, mas muitos deles têm interfaces complicadas que exigem um tempo considerável para aprender. O TagMany é o oposto disso. É simples; basta clicar com o botão direito em uma pasta e posso adicionar tags a todas as notas dentro dela. Cada etapa do processo acontece no explorador de arquivos ou na tela de entrada de texto, e só. O TagMany é tão simplificado que nem sequer tem opções no menu de configurações do plugin.
Ele preenche uma lacuna nos recursos nativos do Obsidian, e de uma forma tão perfeita que parece que sempre deveria ter feito parte do aplicativo.
Por outro lado, TagMany é quase simples demais.
É um produto de um truque só.
O TagMany não tem nenhum truque na manga. Ele adiciona uma ou mais tags a cada nota em uma pasta, e só. Você não pode excluir tags, renomear tags em massa ou encontrar qualquer tipo de análise de tags que você encontraria em plugins mais complexos. Por exemplo, o Linter e o TagWrangler têm muito mais recursos; se você está procurando um canivete suíço para gerenciar tags, o TagMany provavelmente não é o que você procura. Se você está em busca de um sistema abrangente de gerenciamento de tags, este plugin pode parecer um pouco limitado.
Sua simplicidade é sua força.
Complicado nem sempre é melhor.
A simplicidade é o que faz o TagMany se destacar no que faz. O ecossistema de plugins do Obsidian está repleto de ferramentas poderosas e extremamente complexas. O Linter é uma delas; embora possa executar uma ampla gama de tarefas, é fácil cometer erros. Aliás, o Linter sugere fazer um backup do seu cofre antes de aplicar qualquer alteração em larga escala. Isso dá muito trabalho quando estou simplesmente tentando organizar uma situação de marcação bastante caótica.
O TagMany não coloca meu cofre em risco de alterações irreversíveis. Se eu adicionar uma tag indesejada por acidente, posso excluí-la (ou usar outro plugin para excluir em massa). Eu não recomendaria usar o TagMany como seu único plugin de marcação, mas é uma ferramenta útil quando você precisa aplicar tags a um grande número de notas de uma só vez com o mínimo de esforço possível.
TagMany é a prova de que plugins simples e focados são, muitas vezes, os mais indispensáveis.
Este não é um plugin popular. Tem menos de 6.000 downloads no total e sua última atualização foi há dois anos. Não espero ver muitas novidades tão cedo, mas reconheço que ele cumpre sua função extremamente bem e pretendo continuar usando enquanto funcionar.