O aplicativo de escritório de código aberto ONLYOFFICE recebeu sua primeira atualização pontual desde junho na quarta-feira, trazendo consigo uma série de novos recursos para seu pacote de aplicativos “Editores de Desktop”. Entre eles, estão uma função de recuperação de documentos, funções de planilha mais rápidas e ferramentas de anotação em PDF.
O editor de PDF do ONLYOFFICE também recebeu diversas melhorias nesta versão, incluindo uma ferramenta de redação para documentos com informações confidenciais e sensíveis. Há também novas ferramentas de anotação para desenhar círculos, retângulos, setas e linhas conectadas em seus PDFs. Além disso, foi adicionado suporte para a inserção de gráficos.
Analisando os detalhes mais técnicos e abrangentes da atualização, os seguintes itens listados no changelog da versão 9.1 aplicam-se a todos os aplicativos do Editor de Desktop:

- Adicionados dados externos para os gráficos. Ao copiar entre editores, é possível selecionar um arquivo incorporado ou um link para a fonte.
- Adicionada a capacidade de ativar/desativar elementos do gráfico.
- Adicionada a opção de Explosão (separação de um segmento de gráficos 2D de pizza e rosca) para abertura.
- Adicionado suporte para imagens HEIF.
- Adicionada a capacidade de configurar a exibição de comentários resolvidos/em aberto no painel esquerdo.
- Adicionada pré-visualização para modelos de nuvem.
- Adicionada a opção “Detecção de idioma ortográfico” na página de configurações do aplicativo (macOS).
- Adicionada a capacidade de configurar o envio de notificações do aplicativo através da seção “Notificações e ações” do sistema para sistemas operacionais modernos (Windows 10 e posteriores).
- Adicionada a opção de selecionar o modo de cor para a impressora no menu de visualização de impressão.
Cada um dos Editores de Desktop também recebeu atualizações exclusivas. O Editor de Documentos, o equivalente da ONLYOFFICE ao Microsoft Word, agora possui um “editor de gráficos completo” diretamente no aplicativo, suporta a visualização de arquivos HWPML e agora você tem acesso ao formato MathML.
Para quem trabalha intensamente com planilhas, o ONLYOFFICE 9.1 traz diversas atualizações para o seu editor de planilhas. Há vários novos controles de formulário, suporte para filtragem por data em tabelas dinâmicas e um novo destaque para os argumentos ativos ao editar fórmulas. Notavelmente, as funções PROCV, PROCH, PROCV e PROX, segundo o ONLYOFFICE, agora são quatro vezes mais rápidas na execução de cálculos.
Se você acabou de migrar do Windows para o Linux (ou até mesmo para o Mac, se tiver dinheiro) devido ao fim do suporte ao Windows 10 , talvez queira considerar o ONLYOFFICE e sua versão 9.1 como um possível substituto para o onipresente pacote de produtividade de escritório da Microsoft. Embora o ONLYOFFICE ofereça versões pagas de colaboração online dos Editores de Desktop, as edições básicas offline são gratuitas e não exigem nenhum tipo de cadastro para uso.
Para quem ainda usa o Windows, é possível obter instaladores EXE e MSI na página de downloads do ONLYOFFICE para desktop . Fiquei surpreso ao ver downloads disponíveis para versões descontinuadas de sistemas operacionais da Microsoft, remontando até o Windows XP.
Para os fãs de Linux, o método mais fácil de instalar os Editores de Desktop do OnlyOffice 9.1 é obter o pacote no Flathub ou na Snap Store . Você também pode encontrar as versões DEB, RPM e AppImage na página de downloads, cujo link está acima.