Os preços da Adobe podem parecer um imposto sobre a criatividade. É por isso que muitos usuários começaram a cancelar suas assinaturas. Com exceção do Adobe Express, não existem outros aplicativos criativos da Adobe com versões gratuitas, então abandonar a Adobe realmente fez todo o sentido. No entanto, se você está acostumado com um determinado serviço por anos a fio, cancelá-lo repentinamente pode te colocar em um limbo estranho. Você não quer continuar pagando, mas também não quer perder suas ferramentas. Então, a busca por alternativas pode parecer interminável.
O que é o PixiEditor?
Um aplicativo completo de gráficos 2D






O PixiEditor é um editor gráfico 2D gratuito e de código aberto. É totalmente gratuito, sem barreiras de pagamento, mas existe um Pacote de Fundador disponível no Steam que oferece pacotes de conteúdo bônus, como configurações de nós pré-fabricadas e recursos adicionais. Esta é uma ótima maneira para os usuários apoiarem o projeto, se puderem. Ao contrário do Adobe, o PixiEditor prioriza a privacidade e o armazenamento local, portanto, todos os seus dados e recursos são armazenados no seu computador por padrão, em vez de serem coletados na nuvem. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, você será solicitado a criar uma conta, mas isso não é necessário para usar o aplicativo — basta fechar a janela pop-up.
O aplicativo é multifuncional — você pode usá-lo para criar pixel art, gráficos vetoriais, pintura 2D e até animações básicas. Estou particularmente interessado em seus recursos de pixel art, pois considero que ferramentas dedicadas a vetores e animação geralmente são melhores substitutas para os softwares da Adobe do que ferramentas multifuncionais. No entanto, o PixiEditor combina suas ferramentas vetoriais com suas ferramentas de pixel art, permitindo o uso de ambas na mesma imagem, o que é uma abordagem bastante singular.
Outra característica interessante do PixiEditor é que ele é um híbrido de camadas e nós. O layout padrão é semelhante ao do Photoshop, com as ferramentas à esquerda, camadas e propriedades à direita e o editor no centro. Mas também existe uma visualização em gráfico de nós, que permite editar com nós. No geral, este aplicativo é uma ótima alternativa ao Adobe para quem quer editar imagens, fazer design gráfico e ainda contar com recursos de vetor e animação.
As funções da Adobe que o PixiEditor pode substituir.
É mais robusto do que eu esperava.
O PixiEditor não é tão poderoso quanto o Photoshop ou o Illustrator, mas é uma alternativa viável para quem não precisa de ferramentas de edição profissionais e apenas quer editar algumas fotos ou criar gráficos interessantes. Para começar, ele oferece ferramentas básicas de seleção e mascaramento . Você tem o clássico retângulo e a elipse, além da ferramenta Laço. Elas funcionam da mesma forma que no Photoshop: basta clicar e arrastar e, em seguida, usar o menu Selecionar para criar máscaras a partir das suas seleções. Essa é uma maneira rápida de isolar qualquer elemento em uma imagem.
Depois, há os filtros e as ferramentas de cor — você tem bastante coisa para trabalhar aqui. Para acessar todo o espectro dessas ferramentas, você precisará abrir o Gráfico de Nós e clicar com o botão direito. Na seção Efeitos, que aparece na janela pop-up, você encontrará opções como ajustes de cor, desfoque gaussiano, escala de cinza, inversão, filtros sépia e muito mais. Não há um conjunto completo de ferramentas para edição de cor e iluminação, mas você conseguirá se virar com os poucos controles deslizantes HSL e as opções de Cor para ajustes básicos de tom e brilho. Você também tem a opção Lerp (Interpolação Linear), que é ótima para criar composições .
Além disso, você também tem todos os controles básicos para adicionar texto, recortar, girar e inverter. No geral, recomendo usar o editor de gráfico de nós para ajustes que exigem mais precisão, pois a visualização de camadas não exibe todos os valores dos efeitos com os quais você está trabalhando. Portanto, pode haver uma curva de aprendizado se você não estiver acostumado a trabalhar com nós. O PixiEditor tem seu próprio formato de arquivo, .pixie, mas você também pode exportar em PNG, JPEG e SVG .
Essas eram apenas as funcionalidades gráficas baseadas em pixels. Mas, como mencionei, ele também funciona como um editor de vetores e animações . Para vetores, você tem as ferramentas de forma, linha e caminho — todas com propriedades editáveis, como tamanho e cor. E também há alguns controles de Transformação e Suavização para criar animações. São ótimos para experimentar e criar ilustrações decentes, mas não se comparam ao Illustrator ou ao After Effects.
As limitações do PixiEditor
Não espere que ele substitua completamente o Adobe.
A questão com o PixiEditor é que ele se propõe a ser um aplicativo mais acessível e leve, então o fato de não se igualar aos recursos de edição profissional da Adobe não é necessariamente uma desvantagem, mas sim o objetivo. O PixiEditor é definitivamente mais avançado do que ferramentas como o Editor de Fotos do Windows ou provavelmente até mesmo o Canva, mas é mais adequado para quem quer um editor gratuito e fácil de usar para aprimorar suas imagens e gráficos do dia a dia.
Algumas outras desvantagens são que ele não lida com imagens RAW, então não substitui o Lightroom de forma alguma. Além disso, notei que o aplicativo apresentou certa lentidão em algumas operações, principalmente na aplicação de máscaras.
Ninguém precisa do Adobe para gráficos do dia a dia.
No geral, o PixiEditor é uma opção decente para quem só pagou por recursos da Adobe que nunca usou de fato, simplesmente por desconhecer alternativas mais adequadas. Ele se situa em algum lugar entre o básico e o profissional.